SONILS GARANTE A CONCESSÃO DO PORTO DE LUANDA POR MAIS 20 ANOS

A SONILS e o Porto de Luanda renovaram, a 17 de Dezembro de 2021, o contrato de concessão que prorroga a disponibilização, pelo Porto de Luanda, de uma zona marítima portuária, para a SONILS, por um período de 20 anos.

O acordo, assinado pelos Director Geral e Directora Geral Adjunta da SONILS, Emílio Costa Otília Viegas, respectivamente, e pelo PCA do Porto de Luanda, Alberto Benge, contou com a presença do Secretário de Estado dos Petróleos, José Barroso, o Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Borges, o Administrador Osvaldo Inácio, entre outros quadros seniores das instituições envolvidas.

Na ocasião, aquando da sua intervenção, o Administrador Osvaldo Inácio, agradeceu à equipa que participou no processo, pela sua dedicação, e reiterou a importância da SONILS para as operações dase mpresas do sector petrolífero, tendo referido que “em primeiro lugar, a renovação deste contrato de concessão, por mais 20 anos, é um passo fundamental. A SONILS é um activo estratégico para a Sonangol, para todo o sector de petróleo e gás, e para o país, uma vez que grande parte das operações de exploração e produção de petróleo offshore é feita com o suporte da Base SONILS. Um dos grandes desafios da SONILS, neste momento e para o futuro, que colocamos à equipa, é evoluir – no fundo – transformar o seu modelo de negócios, de um centro logístico para uma hub de serviços totalmente integrados de apoio à indústria. E a renovação desta concessão permite, como disse o nosso PCA, à SONILS e aos seus clientes projectarem este futuro com segurança”, concluiu.