No passado dia 08 de Novembro de 2019, a subsidiária da Chevron, Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC) apresentou a sua mais recente embarcação, Gammage Tide, uma embarcação projectada e requalificada pela Chevron, para estimulação de poços de petróleo com o objectivo de optimizar e manter a longevidade da produção dos mais de 600 poços dos Blocos 0 e 14. De acordo com o Eng.º Cesaltino Pedro, Director de Gestão de Activos da CABGOC, a embarcação foi projectada em tempo recorde, por uma equipa de engenheiros angolanos, juntamente com equipas técnicas da Sonatide e Halliburton. No navio serão utilizados mais de 23 fluídos e reagentes químicos a bordo, incluindo um sistema de nitrogénio de alta pressão. O navio tem a capacidade de permanecer 30 dias em alto mar, sem reabastecimento.

O grupo, que opera em Angola há mais de 60 anos, através da subsidiária da Chevron, Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), explora recursos em duas concessões, nomeadamente o Bloco 0, em Cabinda, e o Bloco 14, em águas profundas, tendo registado em 2018, uma produção diária média de 107 mil barris de petróleo e 308 milhões de pés cúbicos de gás natural.

O evento inaugural da embarcação ocorreu na Base da SONILS, com a realização de uma apresentação e conferência de imprensa no Edifício Novo da SONILS, onde o Sr. Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo teceu algumas palavras sobre a importância da embarcação que irá contribuir para a Optimização da produção petrolífera em Angola que actualmente enfrenta o desafio do declínio da produção de petróleo.

De seguida, foi realizado o acto inaugural da embarcação no cais da SONILS com o tradicional corte de fita e, visita à embarcação. Durante o evento inaugural estiverem presentes o Sr. Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, Secretário de Estado dos Petróleos, Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo, representantes da ANPG, PCA da Sonangol, Sebastião Pai Querido Martins, altos representantes de empresas, parceiros do Bloco 0 e 14, Director Financeiro e Administrativo da SONILS, Carlos Santos (na altura como Director Geral Interino) e todo o corpo Directivo da SONILS. O evento terminou com a realização de um Almoço Cocktail no refeitório da SONILS, “O Lingador”.

De realçar, que a preparação de todo o evento inaugural da embarcação da Chevron, foi feita em colaboração com equipas da SONILS e da Chevron.